Carro-chefe do Projeto Identidades – Cultura Global em Movimento no acolhimento à população refugiada e migrante que chega no Brasil, o Curso de Língua Portuguesa, Interculturalidade e Cidadania atende pessoas de todas as nacionalidades que vivem nas diferentes regiões do país e até em outros países com interesse no aprendizado do nosso idioma nativo.

Oferecemos 4 modalidades de ensino: 1. Território; 2. Institucional; 3. Fronteira; e 4. Instrumental. E temos oferta para níveis Iniciante, Intermediário e Avançado. Atuamos com equipe multidisciplinar, em formatos presencial, virtual e híbrido.

Trabalhamos com metodologia própria e material didático exclusivo, desenvolvido a partir do PLAc (Português como Língua de Acolhimento), com a inclusão de elementos culturais diversos. Nossa apostila foi construída com a colaboração de alunos de mais de 30 nacionalidades que passaram por nossas turmas e leva em conta os principais conteúdos da língua portuguesa, normalmente ensinados nas escolas, mas adaptados aos recém-chegados, e reformulados permanentemente, conforme as necessidades reais deste público.

Incorporado a nossa apostila, utilizamos também o Manual INTEGRA, um guia prático de comunicação com palavras e expressões em português, espanhol, crioulo haitiano, inglês e francês, construído com a colaboração de estudantes e voluntários que participaram de nossas turmas. As traduções foram feitas por falantes nativos de cada idioma e apresentam algumas peculiaridades que, muitas vezes, não podem ser encontradas nos dicionários e aplicativos de tradução.

Nossas aulas promovem espaço de afetuoso acolhimento, com diálogo e integração das culturas, consequentemente, desconstruindo o que é aparentemente diferente, para evidenciar, abraçar e validar o que é profunda e verdadeiramente semelhante.

Nosso conteúdo auxilia efetivamente nas necessidades do dia a dia. Esse é o nosso diferencial, tudo é pensado com vistas ao bem-estar e à integração imediata e satisfatória dos nossos estudantes. Preparamos, assim, pessoas para o exercício da cidadania na sociedade local.

Baixe aqui o Manual INTEGRA